domingo, 31 de janeiro de 2010

Educação e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Viver em sociedade não é naturalmente muito agradável, ainda mais quando se observa a ausência de alguns requisitos básicos, dentre eles educação e respeito. Infelizmente as coisas se deram às avessas: primeiro a 'vida em comum' e depois os valores. O mundo ainda não estava preparado. Por isso, também, é que vivemos nessa baderna! Na falha do núcleo básico, que é a família, e na atuação de um Estado insuficiente e que prioriza medidas de contenção no lugar das de prevenção, o que tem cheiro, gosto e aparência de medidas eleitoreiras - mas que não são (haha), consolidamos o chamado samba do criolo doido - é uma boa definição. Misture-se a isso o pecado preguiça, que é uma chaga que corrói o bom senso e deixa a vida muito mais cansativa.

Te irrita ir ao supermercado, encarar uma fila e ter quer retirar o carrinho do jumentóide que atrapalha a sua passagem? Caixa preferencial para 10 (dez) volumes, mas pode 11 ou 12, né? Te dói os cornos quando em um transporte coletivo você se depara com um fanfarrão esparramado no assento delimitando lugares e evitando que outra pessoa se acomode - prática adotada pelos cachorros ao urinar em postes, paredes e árvores? E jogar lixo no chão - "só um papelzinho de bala"? A falta de consciência remete nossos pares à idade das cavernas. Aliás, nem Fred e Vilma descartavam assim os resíduos.

É necessário sim ser razoável. Mas abrir mão de uma conduta saudável e aguentar posições anti sociais? Não, aqui não. Ninguém defeca na minha cabeça.

Não fosse a tolerância - reticente assim.


Até mais!

5 comentários:

  1. Ei Léo! Se tem algo que me irrita mais do que alguém espararramado nas duas cadeiras do coletivo (ou mochila e bolsas que 'sentam') é a falta de respeito com o espaço comum manifestada frequentemente por quem ouve seus "hits" favoritos a todo volume por aí... maldito o cara que inventou celular com alto-falante...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Eu apóio este "tratado contra o abuso alheio" e achei o blog muito legal, sabe que não consigo parar de pensar no pai nosso do amigão aqui de baixo? hahahahahah
    Me poupe por favor!
    =)

    ResponderExcluir
  3. É... é muito difícil mesmo viver com essa falta de respeito e educação! Essa aí do supermercado então, pelo amorrrr... e a caixa ainda diz: "se o cliente (vc, o trouxa q tá atrás do panaca, mal educado, q n sabe diferenciar 10 de 12) não reclamar, o que que eu posso fazer?!" E nós, como autênticos brasileiros, pacíficos, preferimos não arrumar confusão e esperamos nossa vez. "Dale" o amistoso povo brasileiro! Já chega né, gente?!

    ResponderExcluir
  4. Léo,

    Esse é o nosso Brasil, ainda.
    Somente o educar-se(desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as faculdades do ser)conseguirá fazer do nosso país, uma verdadeira Pátria. Não podemos desanimar ok?
    Marilda.

    ResponderExcluir
  5. Falta de educação e cultura da malandragem: duas péssimas características da nossa sociedade.

    ResponderExcluir