segunda-feira, 10 de maio de 2010

Apareceu no Ratinho

Hoje eu estava em casa vendo TV quando passei pelo SBT: horário do Ratinho. Quem estava lá: o Deputado Federal Paes de Lira (PTC/SP). Foi chamado para discutir o Projeto de Lei do qual falei no post imediatamente abaixo. Foi instaurado um debate com um advogado, que não me lembro o nome, mas que foi identificado pelo Deputado como "brilhante criminalista". Se verdadeiro, o negócio começou errado por aí: palpitaria por escolher um estudioso do direito civil, especialista em direito de família. Seria o que qualquer produção de TV faria, dentro de um juízo normal, se quisesse promover um debate com maior seriedade. Mas é o Programa do Ratinho, e isso dispensa maiores comentários.

Enfim, o que ficou claro para mim é que o discurso do Deputado veste cordeiro em pele de ovelha: invocando valores familiares defende o seu projeto, mas o que na verdade me parece é que um 'espírito de vingança' motiva a idéia do Deputado: aproveita-se do repúdio e da aversão que uma traição em uma união conjugal causa no seio da sociedade. Uma pesquisa feita na hora com a platéia, por equipamentos eletrônicos, mostrou que 80% dos presentes apoiaram o PL. O advogado ficou um pouco perdido e demonstrou não dominar a matéria; Paes de Lira proclamou que a principal preocupação de seu gabinete era o direito de família. Mas é o Programa do Ratinho...

A título de informação: o Deputado ocupou a cadeira do polêmico Clodovil Hernandes - já falecido. Defende a pena de morte e repudia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Detém a patente de coronel. Frente a este tema, cada um que tire as próprias conclusões.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário