sábado, 19 de maio de 2012

Bienal Rubem Braga II

 
Em uma música do Bad Religion consta a seguinte assertiva: “qualquer um pode se sentir como um vencedor quando a comida é servida quentinha”. Digo que é por aí, e sendo aí que reside a falta de bom senso.
 
Não é fácil ter seus interesses tolhidos. Ora, fácil eleger ‘n’ motivos para não admitir ser egoísta ou ter lapsos de egoísmo, posto que vício assombrosamente repudiado pela sociedade. Quem deseja assim ser visto? Muito mais fácil é jogar o piano nas costas da Administração municipal: a) autopromoção; b) falha de logística; c) espaços alternativos; d) entre outros.
 
E qual o motivo de tanta choradeira? Demorar um pouco mais para chegar a seja onde for: trabalho, boteco, casa da namorada, igreja, banco, casa do soca. Reclamação feita por proprietários de carros, em regra. São esses os que reclamam. É uma atitude natural, uma vez que o interior de seu veículo é um universo à parte: faz o que quer, entra quem permite, vê o que aprecia e escuta o que deseja. Andar um pouco a pé, jamais! Melhor não ir. Ridículo, mas é a verdade.
 
Dessa revolta surgem outros argumentos mais. Há quem diga, veja bem, que o prefeito perderá o próximo pleito eleitoral porque interrompeu o trânsito; que gostava da administração até a feitura da Bienal na praça. Faça-me o favor: se você lê esse texto e pensa assim, digo que você precisa rever os seus conceitos, para ser educado. Digo um motivo, dentre outros tantos que aqui não se fazem as vezes: o seu critério para a escolha do Chefe do Executivo está extremamente equivocado, posto que pautado por festinhas e putaria. Você é um péssimo eleitor. Seria ótimo se vivesse na terra do Pato Donald, pois lá seria ouvido e me pouparia de ler esse tipo de besteira.
 
Um comentário vem bem a calhar: digo (repetindo) que não tenho inclinação para qualquer partido político. Na verdade, em âmbito político-partidário acredito não mais haver ideologia que norteie as condutas. Existe, sim, em âmbito acadêmico. As vertentes ideológicas político-partidárias viram pó quando se está no poder, ante a conveniência e oportunidade. Isso tudo em regra: dificilmente se encontra um ‘núcleo duro’ nas diretrizes ideológicas de nossos representantes. Mentira? No mais, procure neste blog post no qual elogio o Partido dos Trabalhadores: se achar, fico agradecido, pois não me lembro.
 
O que vejo é a falta de sopesar valores e interesses. Falta ponderação. Ora, o que são 05 dias de trânsito engarrafado diante dos benefícios trazidos por evento de natureza cultural? A circulação de pessoas foi intensa, esquentou ainda mais o movimento no comércio da região, criou empregos, mesmo que temporários. Se você, empresário, tivesse estabelecimento no local do evento, faria um chororô? E você reclamando que ficou mais 20 minutos dentro do seu carro, sozinho ou com quem você escolheu e escutando o que você gosta. Fale isso, meu caro, para aquele que anda a pé ou encara coletivo lotado todos os dias. O seu mundinho enlatado não reflete sequer 10% do que se passa fora dele. Fica aí de espectador, fazendo a vida imitar o vídeo, de ouvidos grudados na CBN, isso se for culto (risos).

A mudança foi programada, avisada, veiculada, ventilada, jogada na cara de todos. Será que falta divulgação ou será que você não se interessa em saber o que se passa na cidade? Será que somente desgraças, enchentes e denúncias de corrupção chamam a sua atenção? Porra, atribua a você, na parcela que cabível, o seu desinteresse, a sua ignorância, a sua falta de bom senso de coletividade, a sua arrogância e o seu egoísmo. Pra casa do caralho.

Vale a nota: o trânsito em Cachoeiro não é dos melhores já em situações normais. A cidade cresceu sem planejamento – a culpa não é da Administração atual. Alguém vê solução de obras para as vias? Onde criá-las? Eu não vejo solução, a não ser desapropriação de lotes urbanos e a construção de vias elevadas. Isso é extremamente caro. Melhorias no transporte coletivo seriam uma ótima, mas não resolveriam os problemas. Tudo isso seria muito caro. Bem, sem falar que a educação passa longe do condutor de veículo cachoeirense. O ônus é somente do Poder Público? Você, camarada, constrói a sociedade. É bom lembrar disso.

Volto depois.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário