sexta-feira, 8 de julho de 2011

Exame de Ordem III

O post não tem a ver com o EO, mas como discuti isso abaixo, segue como continuação.

Abaixo algumas questões do ENADE 2009, prova de Direito - sem os gráficos. Apenas a questão 11 é considerada como "formação específica". As demais são de "formação geral". O "link" do MEC não funciona, portanto a alternativa é essa para a íntegra da prova. Em alguns momentos parece que se está diante de um exame psicotécnico.

O que se vê nas questões é uma lógica canalha de se fazer propaganda governamental - vale lembrar que na gestão anterior essa foi uma das especialidades do governo: mais que decuplicou a quantidade de veículos que faziam propaganda a seu favor, se comparado com a gestão tucana, pulverizando a verba de publicidade até a pequenas rádios locais, fazendo a "informação" chegar a tudo quanto é beco. Uma bela estratégia - capilarizou a máquina de propaganda. Enfim, Grande parte das questões da prova tem por foco central ações do governo. A meu ver é clara a intenção de fazer o examinando sair da prova sabendo o que fez ou não o governo, sob uma ótica do próprio governo - como uma luva; mais conveniente impossível. As alternativas colocam o governo como o bom gestor, mascaram a realidade dos fatos e deturpam a história.

Lembra-me, em certo ponto, o conto do "Flautista de Hamelin", no qual um flaustista toma a responsabilidade de livrar uma cidade de uma infestação de ratos. Para isso, toca sua flauta, hipnotiza os ratos e os conduz para um rio, no qual os faz entrarem e todos morrem afogados. A avaliação parece querer eliminar o senso crítico dos examinandos. Sem a expressão para definir isso, fico com o nada.

A pergunta que se faz é a seguinte: o que realmente se avalia? Difícil...

Até mais!

QUESTÃO 03

O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil. Veja o slogan dessa campanha:

“Saco é um saco. Pra cidade, pro futuro, pro planeta, pra você.”

O possível êxito dessa campanha ocorrerá porque

I. se cumpriu a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais.

II. deixaram de ser empregados, na confecção de sacolas plásticas, materiais oxibiodegradáveis e os chamados bioplásticos que, sob certas condições de luz e de calor, se fragmentam.

III. foram adotadas, por parcela da sociedade brasileira, ações comprometidas com mudanças em seu modo de produção e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade.

IV. houve redução tanto no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários.

Estão CORRETAS somente as afirmativas A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) II e IV. E) III e IV. GABARITO: E

QUESTÃO 05

O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza. Entre essas iniciativas e suas consequências, é INCORRETO afirmar que

A) a construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto.

B) a construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental.

C) a exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequências ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustíveis fósseis.

D) a preocupação mais voltada para a floresta e os povos amazônicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaças aos demais biomas.

E) os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, agravarão a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades.

GABARITO: B.

QUESTÃO 07: Leia o planisfério, em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir de imagens de satélite:

Com base na leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa

A) abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.

B) expressam a divisão do Planeta em dois hemisférios – o Leste e o Oeste – que, apesar de integrados à economia-mundo, revelam indicadores sociais discrepantes.

C) comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo praticado pela sociedade contemporânea.

D) registram fluxos reduzidos de informação, de pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes de circulação, alcançada no início do século XXI.

E) substituíram suas tradicionais fontes de energia não renováveis, historicamente empregadas na geração de eletricidade, por alternativas limpas e não poluentes.

GABARITO: A.

QUESTÃO 08: Leia os gráficos:

Relacione esses gráficos às seguintes informações:

O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população. Para melhorar essa situação, é necessário que o Brasil adote políticas públicas capazes de conduzir o país à formação de uma sociedade leitora. Qual das seguintes ações NÃO contribui para a formação de uma sociedade leitora?

A) Desaceleração da distribuição de livros didáticos para os estudantes das escolas públicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros.

B) Exigência de acervo mínimo de livros, impressos e eletrônicos, com gêneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitárias.

C) Programas de formação continuada de professores, capacitando-os para criar um vínculo significativo entre o estudante e o texto.

D) Programas, de iniciativa pública e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mãos dos leitores. E) Uso da literatura como estratégia de motivação dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa.

GABARITO: A.

QUESTÃO 12: A História registra imagens da vivência de índios e negros no Brasil e de suas relações com o conquistador europeu. A esse propósito, assinale a alternativa que confirme a assertiva de que a história não deve ser vista “...só como ciência do passado (...), mas como ciência do presente, na medida em que, em ligação com as ciências humanas, investiga as leis de organização e transformação das sociedades humanasHESPANHA, Antonio M. História das Instituições. Coimbra: Almedina, 1952.

A) A questão dos índios e negros é superada na História do Brasil, pela Proclamação da República.

B) A ordem jurídica liberal democrática permitiu ascensão dos negros e dos índios na sociedade brasileira, como demonstram as ciências humanas.

C) A demarcação de reservas indígenas é acontecimento recente, que não deve ser associado a elementos históricos. D) O reconhecimento da titularidade das terras aos remanescentes de quilombos inscreve-se no processo histórico das transformações das sociedades humanas.

E) A ordem jurídica é fenômeno autônomo que não se contamina com a dinâmica social e histórica.

GABARITO: D.




Um comentário:

  1. Oi Leonardo, fiz uma prova do ENADE em Mossoró/RN, na Universidade Potiguar....que a questão 05 caiu na minha prova, porém as alternativas eram em conjunto, ex.: Somente as alternativas II e III estão corretas. Não tinha só uma alternativa, tipo letra B, como você especifica. e ai qual seria a resposta mesmo? só a letra B
    Ass Jucyanne Amaral

    ResponderExcluir